quarta-feira, 18 de abril de 2007

Barómetro Anarquista

Ânimo do Povo

Passado mais de um mês, ou coisa que o valha, a falar da licenciatura do Sócrates – que ainda é, convém lembrar, o primeiro-ministro deste país, seja ele engenheiro ou doutor, ou nem por isso – penso que já é altura de começar a falar de coisas sérias, como é costume naqueles que alguns consideram os “esquerdistas folclóricos”, categoria política que, ainda por cima, não creio existir. De anarquistas convictos, sim, já ouvi falar.

Que tal, para variar, falar um bocado do estado em que se encontra este país e do que dele tem feito o poder e o Estado? Porque, para começar, parece-me que pouco se anda a fazer, excepto poupar, poupar e poupar. O défice público lá vai melhorando, ao que dizem, mas não estou convencido de que esteja tão bom que convença os desmancha-prazeres de Bruxelas. E o povo português continua a apertar o cinto, convencidíssimo de que melhores dias virão... Será? Ou será este apenas o pobre imaginário propagandístico do governo?

O custo de vida aumenta desmesuradamente e a banca enriquece como nunca se tinha visto na nossa história recente. Por seu lado, as empresas fecham. Deslocalizam-se, para usar o novo verbo neoliberal capitalista. E ainda, para cúmulo, os políticos da maioria, os socialistas de dentro e de fora do poder, enaltecem o brilhantismo dos seus sucessos, como se Portugal estivesse já próximo de um El Dorado que os castelhanos, no seu devido tempo, não encontraram. Dando uma mirada ao nosso Barómetro Anarquista, constatamos claramente que nunca o ânimo do nosso povo esteve tão em baixo.

13 comentários:

  1. Pedido de ajuda
    http://nunocabruja.blog.pt/508895/
    beijos
    Leo

    ResponderEliminar
  2. Não é só o ânimo, amigo anarca...
    O cinto já não tem espaço para mais furos, o país está a fechar, dizem que é para melhorar...
    E se nos acontece com ao "burro do inglês"?
    Olha estão a caçar neo-nazis neste momento (TV)
    E os mais complicado é que os maiores aumentos são nos bens essenciais... há gente sem escrúpulos a aproveitar-se da situação.
    É preciso pão para a boca. É preciso dizer que há já muita fome neste país, muita miséria encoberta e envergonhada.
    A situação chega a ser trágica. Mas temos de ter um olho no burro e outro no cigano (diz o provérbio, que eu gosto de ciganos, atenção)
    Um grande abraço pró-anarquista

    Ps: Qualquer dia vou começar a usar o "meu" pin com o A

    ResponderEliminar
  3. Na certa é tudo um CIRCO e lá colocaram um PALHAÇO para animar e DISTRAIR O PESSOAL
    Sobre o CANUDO OU MEIO CANUDO o que na certeza não anima lá os GAJOS de BRUXELAS que não estão nada contentes com as contas dos PORTUGUESES.
    O que me deixa a pensar para onde se canalizou o TAL DINHEIRO que o POVO descontou nestes DOIS ANOS e ao que segundo parece foi mas sim para animar ainda mais os ALTOS VENCIMENTOS dos SENHORES RICOS ou HOMENS RICOS.
    A tal ponto de a CGD vai entregar ao ESTADO 260 MILHÕES de EUROS a titulo de DIVIDENDOS.
    Enquanto morre gente de fome , que ficam sem as suas casas , que mal sobrevivem com uma miséria de um subsidio de DESEMPREGO.
    Enquanto que diáriamente roubos e mortes existem por este PORTUGAL.
    Enquanto pessoal perde a cabeça e ficam sem as suas casas por dividas.
    É este O FUTURO de PORTUGAL .
    Que se lixe lá os cabeças rapadas.
    O que se pretende é que este PORTUGAL seja para TODOS OS PORTUGUESES e não para meia dúzia deles .
    O que se gasta em PUBLICIDADE no ESTADO dava e sobejava para alimentar MUITA BOCA.
    touaqui42

    ResponderEliminar
  4. E como não há-de estar? em baixo é pouco, está soterrado por dívidas e maus pagadores!
    E os gajos do poleiro pavoneiam-se nos fatinhos de griffe e nos popós de alta cilindrada!

    P.S. Lembrei-me agora: Como consegues fazer para que o cachimbo nunca se apague? e não andas a fumar em demasia? Olha que assim aumentas os lucros desses gajos que têm o descaramento de pôr no tabaco letreiros de que "fumar mata"...

    Um abraço anarcólogo!

    ResponderEliminar
  5. P.S.(Salvo Seja!)- Eu não te disse que a melga era "boa praça"...e agora nunca mais te larga...

    ResponderEliminar
  6. O ânimo em baixo, o desemprego em alta, os lucros dos grandes em alta, o nosso bolso sem cheta e mesmo assim ainda temos que aturar um governo que parece uma delegação das confederações patronais, que não descansa enquanto não nos chupar o guito todo e nos puser a pedir. A malta demora muito a acordar ... até chego apensar se o português não é na essência um masoquista!

    ResponderEliminar
  7. "...constatamos claramente que nunca o ânimo do nosso povo esteve tão em baixo."
    Eu diria antes que o ânimo deste povo só muito raramente esteve em alta.
    Mas, se pensarmos bem, cabe-lhe a ele, povo, uma quota-parte dessa responsabilidade.
    Quando qualquer povo não sabe nem quer saber a razão porque as coisas andam relacionadas, como parece ser o nosso caso, a grande parte da culpa é dele. Para gáudio dos chicos espertos...
    Um abraço e bom fim de semana, amigo anarquista.

    ResponderEliminar
  8. Tudo depende do ponto de vista. Qualquer monumento ou simples obra apresenta aspecto diferente conforme o lado de onde se vê.
    O País está maravilhoso... para os que se encostam à oligarquia detentora do poder. E isto vai agravar-se. O partido do poder recusa legislar para acabar com a corrupção e o enriquecimento ilícito, porquê?. Porque essa «sorte» do tal enriquecimento oculto bafeja os detentores do poder e seus amigos, os que têm influência para ultrapassar a burocracia.
    Claro que, do outro lado, está a maioria dos cidadãos que apertam o cinto sem disso virem a colher qualquer benefício. Este não dá para todos!!!
    Bom Fim de Semana.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Olha amigo, o que se tem passado com a treta da licenciatura do dito é o reviver dos tres F's de antanho, o povo vai-se distraindo com estes big's brother's e a barriguita, a carteira e afins, vão-se esvaziando.

    VIVA O 25 DE ABRIL

    ResponderEliminar
  10. Pois, o diagnóstico que fazes é correcto mas não é surpresa, bem pelo contrário, é uma constatação e uma confirmação das políticas erróneas que sucessivamente nos vão fazendo engolir. Apesar de tentarem escamotear, contornar, baralhar e utilizarem outros malabarismos os factos e os números não desmentem o que é bem evidente.

    Aproveito para informar que te atrubuí um "Thinking Award". Não me perguntes para que serve que eu também não sei. A mim também me ofereceram um e eu vou ficar à espera que me mandem alguma guita de prémio...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. padeiradealjubarrota22 de abril de 2007 às 22:02

    Mas votam no Sócrates! O caos na Saúde é o que mais me preocupa.Um terror.

    ResponderEliminar
  12. padeiradealjubarrota23 de abril de 2007 às 00:16

    Precisamos sim de movimentos sociais.De protestar alto e bom som!

    ResponderEliminar
  13. Estive a fazer uma intensa investigação à licenciatura do sr. bacharel José Sócrates. Cheguei à conclusão que lhe faltam somente duas cadeiras para ser licenciado engenheiro: uma cadeira pelas costas abaixo e uma cadeira eléctrica para nela ele se sentar!

    ResponderEliminar