quinta-feira, 27 de setembro de 2007

MacCann! MacCann!

Regozijai-vos, ó povo! Venho dar-vos pasto para a má-língua! Esqueçam telenovelas e jogos de futebol! Esqueçam praias, discotecas, amantes, paixonetas, carros, empregos, promoções! Esqueçam todo esse lixo, porque vos vou dar melhor sucata. Depois, não se esqueçam de a pôr no Ecoponto, para lançar no desemprego aquele pessoal que separa o lixo nas fábricas da reciclagem dita ecológica. Perdão, económica!

MacCann! MacCann! Oh, néctar dos deuses! Supremo alimento da alma... Crime, mistério. Estamos a assistir ao maior logro da história dos media, desde a Casa Pia. Só que agora não é pedofilia dos Grandes, dos Senhores do Mundo. É Homicídio! Mataram a criança – não sabemos ainda como – e têm andado a contar-nos histórias da carochinha. Aos poucos, como convém, jornais e televisões vendem o produto MacCann com enorme sucesso. Primeiro, tivemos pena do pobre casal e andámos à procura do infame raptor. Agora, andamos à espera que o infame casal venha de Inglaterra. Para quê? Obviamente, para linchá-lo!

Mais uma vez, a comunicação social – portuguesa e inglesa – cumpre integralmente os seus objectivos: vender produtos consumíveis e descartáveis, para benefício dos seus proprietários e dos detentores do poder. Aos primeiros, oferece-lhes lucro, permitindo-lhes aumentar vendas e angariar clientes para a Publicidade; horas e horas nas têvês, espaço garrafal nos jornais e revistas. Para vender champôs, carros, perfumes, sabonetes, relógios, empréstimos, etc. e tal. Aos segundos, oferece-lhes o prato principal do exercício do poder: alienar as mentes, distraí-las do fundamental. Do facto de que estão no poder para usufruto dos benefícios de estar no poder.

(Publicado originalmente no blog Mentira!, com a data de hoje)

10 comentários:

  1. Começo a pensar que foram os média que deram um sumiço a míuda para terem uma história de Verão. Já parece histira de filme mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Isto realmente já começa a cheirar mal. Foi a Maddie, depois o Mourinho, depois o râgueby e o Sargento e a filha adoptiva, agora a peixeirada cor-de-laranja e lá vão entretendo o povinho com este divertimento de 2ª categoria, enquanto os verdadeiros problemas vão ficando esquecidos e fora da ordem do dia. É por isso que a blogosfera que (ainda) não é manipulada por estes carniceiros da informação tem e deve ter um papel importante na denúncia do que se passa na realidade social portuguesa e não embarcar em carneiradas alaranjadas de votos e quotas e Maringás.
    Abraço do Corcunda.

    ResponderEliminar
  3. A exploração dos temas por parte da comunicação social, até à náusea, de facto só tem essas duas explicações. Eu poderia acrescentar uma outra causa, que até pode ser já uma consequência da lógica das duas principais: os verdadeiros jornalistas já são poucos, e alguns de má qualidade.
    O verdadeiro poder, o vil metal, já é dono e senhor de quase todo o espectro político e da comunicação social, através dos financiamentos ou porque até já são proprietários.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  4. Amigos, só que contraditoriamente parece-me que estamos a ir no mesmo engodo: nem mais um post ou comentário sobre a Maddie!
    A menina, se ela alguma vez existiu, merece-nos o respeito de um certo silêncio e a voz de uma certa indignação.
    Também eu, contraditóriamente...

    ResponderEliminar
  5. Passei só para agradecer a personalização do link´está óptimo e desejar um bfs.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  6. O camarada Jorge, estes patrões da comunicação dita social, aliados dos grandes monopólios capitalistas, e por conseguinte dos governos, conseguem por a cabeça dos mais ignorantes a pensar (nada), ver telenovelas e quejandras, jogos de futebol e afins e ao fecho da noite crimes de faca e alguidar. Enquanto nos vão entretendo com isto (à boa imagem salazarenta) o fado, futebol e fátima, vai continuar. Actualmente é o futebol a fátima e a Maddie, intervalando com um qualquer Mourinho, Ronaldo, uma ou outra vaca telenoveira que pôs os cornos ao namorado, etc..
    Infelizmente é disto que o poder se alimenta, porque é com isto que o povo se entretém. Como diz o "Corcunda" ainda bem que há BLOGS. Pergunto eu, até quando?

    ResponderEliminar
  7. Amigo anarquista.
    Este folhetim da Maddie já começa a cheirar a podre.
    Ou seja é para desviar as atenções aos problemas reais de uma UE.
    Repare que o DESEMPREGO e o FECHO de EMPRESAS são cada vez mais, mas ninguém quer saber.
    Temos uma SAUDE que louvádo seja é uma autentica trampa, nasce-se em ambulancias, espera-se anos por um exame e operações, lista de espera até mais não.
    E o que temos feito é gastar dinheiro a rodos com problemas de uma UE.
    Nada se faz em agricultura.
    Só subsidios e mais subsidios.
    Quem os recebe ???.
    Temos cerca de 2 MILHÕES de idosos neste País, um País de velhos, já que não deixam as crianças nascer.
    Mas fecha-se as escolas e estamos todos convencidos que a EDUCAÇÃO deste País é uma das melhores coisas para festejar com pompa.
    O PM dá computadores e telemóveis convencido que os idosos comem telemóveis.
    Assiste-se a enriquecimento de ex-DEPUTADOS (POLITICOS).
    Assiste-se a um BEM BOM na camada POLITICA e numa Assembleia adormecida que faz de conta e nada pratica , a não ser fazer leis que nada beneficia o POVO.
    Estamos a pagar com lingua de palmo as mentiras de alguém que prometeu e não cumpriu.
    Estamos numa UE que se diz com DIREITOS IGUAIS, mas aos quais os PORTUGUESES são a sopa dos pobres.
    touaqui42

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo o anónimo!
    Os bilderbergs querem adormecer e entreter o povo!
    TV = LIXO

    1 Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo e outros: uma pequena informação que demonstra a aposta dos líderes deste país no futuro: então não ouviram falar que o governo vai apoiar o emprego de terceira idade com subsidios e reduções fiscais para as empresas?? Eu sempre ouvi dizer que a juventude é o futuro, foi mais uma mentira... pelos vistos vamos continuar pobres e mal empregados, quando empregados... É como os CTT, têm um exército de velhos que já não podem fazer nada e não querem mandar para a reforma...Solução?: contrata-se um exército de jovens bem explorados e sem grande futuro para aguentar a carroça (que são "despedidos" sistemáticamente)... Os média até que vão soltando alguma informação. O problema é que a desinformação é tanta, que um gajo já não sabe se está a comer merda ou bife de vaca. Sim, porque cheira tudo a rosas... Bem haja. Liberdade Sempre. Eht Refrus

    ResponderEliminar
  10. A grande telenovale está para durar, e depois tem um final feliz, ou á portuguesa não tem culpados, a infelicidade foi da criança
    Saudações amigas

    ResponderEliminar