quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Manifestações de rua!


Como anarquista e cidadão deste país declaro-me farto. É tal o nível de corrupção nas esferas do governo e do Estado, que não seriam suficientes rios de tinta do tamanho do Amazonas para denunciar tudo o que o que está errado nesta República das Bananas. Não é que, por enquanto, esteja disposto a abdicar do direito e dever de protestar, mas confesso que, dada a situação, a missão me parece hercúlea.

Por todo o lado surgem vozes isoladas de protesto, sucedem-se escritos de feroz crítica à governação Sócrates - das mais fascizantes a que assistimos desde que o Antigo Regime caiu - e, contudo, eles lá estão, de pedra e cal, urdindo as suas tramas anti-populares, como se não vivessem em regime democrático. Nalguns sítios chama-se a isto máfia, noutros cartel, noutros oligarquia, noutros ainda ditadura. Pelo meu lado, prefiro chamar-lhe autocracia.

Para já, encontro apenas uma solução para travar esta derrocada dos ideais democráticos: ir para a rua manifestar-se. Dispensando centrais sindicais e outras que tais. Organizar, ou fazê-lo apenas espontaneamente, manifestações de rua. Não violentas, bem entendido. Radicais, ferozes. Cheias de gente descontente, de povo revoltado. Enquanto o poder ocupa os seus gabinetes, o povo ocupa a rua, enfrentando as barreiras policiais. É este o caminho actual:

Manifestações de rua!

18 comentários:

  1. A burocracia que envolve uma manifestação é tremenda, e as manifestações não autorizadas em geral acabam mal. Eles têm tudo previsto.
    Ainda vamos ter que piorar mais, para a malta abrir a pestana. O povo é sereno, como dizia o outro, que na altura me irritou, mas agora vejo que é verdade.
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o seu blog, e viva a anarquia.
    wilson rezende(Maringá/Paraná/Brasil)
    www.wilsonrezende.zip.net

    ResponderEliminar
  3. Concordo e subscrevo tudo o que disse!
    Apoio a sua Causa!

    1 Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Talvez em breve chegue o dia mas não vai ser hoje. Nós, já estamos na rua, é isso a nossa blogosfera, uma rua, uma avenida. Já somos muitos!
    Talvez um dia daqui parte a ordem de marcha. Pensemos nisso...

    ResponderEliminar
  5. João:
    Somos muito brandos, não somos?...
    Tás armado em "diplomata"?

    ResponderEliminar
  6. Se o povo é sereno, é brando...muitos não são... Não me imagino a viver assim o resto da minha vida sem fazer qualquer coisa para o mudar... Vou observando (entre outras coisas) e o que vejo é o seguinte: A maior parte das pessoas prefere "cozer em lume brando". Está no seu direito... A maior parte das pessoas prefere manifestar e dialogar. Está no seu direito... As pessoas têm medo de ficar a perder, mesmo que já tenham pouco ou nada... Algumas destas pessoas (que têm muitos interesses, em muitas áreas, leia-se muito "tempo" investido) sabem que as outras não vão mudar nada e ficam aliviadas. Está no seu direito? O que é que se pode fazer? vamos manifestar? vamos dialogar? vamos esperar? O quê, com quem, até quando? com o governo? o governo por definição é a nossa representação, é suposto representar os interesses da maioria, de todos nós...O Estado somos todos nós! A Nação somos todos nós! Infelizmente, como muitas vezes na vida, muita coisa só muda quando a coisa racha. Gostava de ver mais disso: ou vai ou racha!! imaginem se parte... Bem haja. Liberdade Sempre. Eht Refrus.

    ResponderEliminar
  7. Boas... Hoje (09/10/2007) veio publicado um artigo no "Público" dando conta da acção de 2 agentes não fardados da PSP que retiraram de um gabinete sindical 2 comunicados sindicais, com informações relativas a um protesto contra o primeiro-ministro. Este tipo de acções por parte das autoridades reflectem a natureza fascista do Estado que se começa a instalar no sistema. Perante este tipo de acções não há petições/manifestações que valham... Relembro que o pacote de leis laborais vai ser aprovado em breve... É preciso mais ACÇÂO. Bem haja. Liberdade Sempre. Eht Refrus (hextenz@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  8. Será que nos vão tirar a blogosfera?

    Como alguém disse, parece ser aqui um dos últimos refúgios da resistência.

    Que dizer dum sistema que permite manifestações nazis com a colocação (imagine-se) de cartazes xenófobos e racistas, e não a de pessoas que mais não querem do que manifestar a sua indignação e revolta a um governo que os enganou?

    Será esta a "democracia" que nos querem impôr?
    Eu esta não quero.

    Foi para assistirmos a isto que o Maia, o Otelo e outros meteram a cabeça no cêpo em 25 de Abril?
    Penso que não

    Já o tenho afirmado várias vezes, estes tipos que nos têm governado nos últimos 30 anos aprenderam com quem?
    Quem foram os seus professores?
    Salvo raras excepções (que tiveram que fugir ao fascismo, este vosso amigo incluído) todos eles aprenderam com os Caetano's, os Hermano's Saraiva´s, os Veiga's, e outros que tais.

    Os amigos queriam o quê? que nos governassem à esquerda?

    Estes tipos a mim nunca me enganaram.

    MANIFESTAÇÕES POPULARES, JÁ

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo!
    Estou de tal maneira farta que já nem me apetece escrever.
    Tornamo-nos um país de tristes que nos cagam em cima quando querem e lhes apetecem!
    Basta!
    Vamos mostrar-lhes que somos gente e que merecemos respeito!
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  10. Estamos entregues à bicharada, mas a culpa é exclusivamente nossa (DE TODOS, que não saímos à rua )
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Numa palavra, estamos fo..d..i..dos, desculpa lá ó Borges mas é palavra que me ocorre.

    Para mim e para os sobeviventes de Abril pouco ou nada vai adiantar, para os meus/nossos filhos, a coisa vai ser dura, os nossos netos é que se vão lixar, mas lixar em grande (desemprego, miséria, fome) com a agravante das mudanças climáticas estarem aí em força e um dia destes rebentar com esta m... toda. Talvez seja a solução!!!!!!

    Mais uma vez peço desculpa pela dialética.

    Um abraço revolucionário.

    ResponderEliminar
  12. Sim, realmente ao estado a que isto chegou, já só lá vai com medidas mais radicais e convicentes.
    Enquanto andamos com falinhas mansas, eles vão aproveitando para se governarem, se encherem e para nos tramar a cada dia que passa.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  13. Só a rua. Mas há que ter capacidade de organização...e mão ter medo.

    ResponderEliminar
  14. Só a rua. Mas há que ter capacidade de organização...e mão ter medo.

    ResponderEliminar
  15. Só a rua. Mas há que ter capacidade de organização...e mão ter medo.

    ResponderEliminar
  16. Viva.

    Existem muitos focos de luta, infelizmente estão muito dispersas, eu pessoalmente sou um anarquista solitário, escolhendo um dos muitos factores de opressão social, que a meu ver sempre foi a principal, religião, neste caso a Igreja Católica, manda mais que o Governo, como é facilmente identificável pela orgia de sotainas em Fátima, e de politicos a beijarem-lhes a pata, aquiescêndo a todos os seus caprichos, inclusivé vem o secretário geral do Vaticano pedir a rebelião dos católicos contra a Laicidade. Estado e Igreja ligados e está tudo fodido.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Boas... as pessoas que não se iludam em relação ao estado das coisas (ou á coisa do Estado)... no que se fala quando se começa a colocar questões como: para onde vai o dinheiro? afinal, que evolução social é que existe? quem controla o quê e porquê? ou, a meu ver, uma das grandes questões: para quando a redistribuição qualitativa da riqueza? para o comum dos mortais, como eu e mais "uns quantos", é extremamente complexo perceber a dinâmica das relações de poder económico e político (e militar). É preciso não esquecer várias coisas: 1)há multinacionais que são mais poderosas e influentes que estados inteiros. 2)A política e o dinheiro são dois irmãos e andam sempre de mãos dadas. 3)há grupos muito importantes, cada um ao seu respectivo nível/região que existem, trabalham, estão organizados para manter o dinheiro/o poder/ a influência/ o controlo. 4)no meio destas questões há ainda os interesses pessoais...5) talvez não seja demais chamar a atenção para o facto de que: o que se vê não é o que existe/a realidade.Por ex: um primeiro-ministro, ou outro, é apenas um interlocutor/ um saco de porrada/ um executante. E o que é que sustenta toda esta dinâmica? Aqui entram aquelas realidades óbvias, mas muitas vezes esquecidas: ninguém consegue nada sózinho!!! E a união faz a força!!! ou por outras palavras, e como foi dito acima por Lopes Andrade (porra, tem nome de ministro...), quem paga os devaneios DO ESTADO (fora os outros...)somos nós . para quando a união das pessoas em matérias que são tão pessoais como sociais (saúde, educação, trabalho)? Sem estas coisas estáveis não é possível intervenção cívica (também para outras questões), logo há menos contestação, logo o governo e outros têm mais margem de manobra. Só para rematar , e peço desculpa pela divagação nos temas, uma pequena curiosidade: numa manifestação não autorizada de, digamos, 5 ou 10 000 pessoas, o que é que acontece? vão prender toda a gente? vão identificar toda a gente? É preciso mais ACÇÂO... Bem haja, Liberdade Sempre. Eht Refrus.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma indicação: a NET não é de todo o melhor meio de comunicação e organização de acções de protesto. Não há nada como falar pessoalmente com as pessoas. Mas é de longe o melhor meio para uma pessoa se exprimir e ver a sua opinião acessivel por todos os que, á priori, têm internet ou acesso á mesma. Eht Refrus

    ResponderEliminar