quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Referendo, já!

Custa-me francamente muito escrever este post, uma vez que retrata uma situação que, até agora, julgava inimaginável na nossa vida política. Ontem, o Sócrates, que tem sido até há data primeiro-ministro de Portugal, metamorfoseou-se! Transformou-se no chanceler do III Império Português. Julgo que não houve cidadão avisado que não temesse esta transformação, embora prevalecesse o bom-senso de pensar que a Democracia acabava por vingar, em último lugar. Pois, não vingou. Ainda... O Sócrates foi à Assembleia da República, actual Reichstag, afirmar peremptoriamente que não vai haver referendo de espécie alguma sobre o Tratado da União Europeia, eufemisticamente conhecido como "Tratado de Lisboa".

Levantaram-se imensas vozes de protesto, mas o novo chanceler disse que "não e não"! Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente, para que saibam exactamente o que o Sócrates disse no, agora, velho Parlamento. Já na noite anterior, o antigo Partido Socialista tinha estado reunido no seu Largo do Rato até às tantas da madrugada para dissuadir o seu Führer de avançar com ideia tão fascista. Pelo menos, para já. "Calma lá, ó camarada, que ainda perdemos votos", "não sejas tão teimoso, ó chefe", "mas isto assim é o regabofe total", etc. etc. Nada. A ideia dele - do falso pintor-engenheiro - já lhe vinha enfiada na cabeça. Não vai haver referendo. Ponto final.

Assistimos ontem ao fim do Partido Socialista, tal como sempre o conhecemos. Agora, finalmente - para alívio das nossas consciências amordaçadas por um Super-Ego 25-de-abrilesco - podemos dar-lhe um novo nome. Partido Nacional-Socialista. O inimigo assumiu a sua verdadeira face e nós, anarquistas e democratas, podemos lutar contra ele com novas armas. As armas da Democracia, tal como sempre a conhecemos até agora e desde sempre. Este novo arremedo hitleresco não nos vai fazer desistir da exigência primordial:


11 comentários:

  1. Tiveram bons professores esta canalhada. Todos (ou quase) estes tipos aprenderam nos livros do "botas", querias o quê?
    que fossem honestos?
    que fossem democratas?
    que respeitassem o povo?

    Até 18/1

    ResponderEliminar
  2. Parafraseando um "cromo" há muito desaparecido das lides políticas: "VÃO-SE FEDERAR!"

    ResponderEliminar
  3. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre esta figurinha, agora penso que deixará de as ter!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não vamos desistir ou seriamos como eles - os ditos socialistas-, que não passam de lacaios do capilalismo neo-liberal. E é aqui que não partilho a tua opinião de que assistimos ontem ao fim do Partido Socialista, porque de Socialista tem tanto como o Salazar tinha de Democrata. Os chamados Partidos Socialistas há muito tempo que são o elemento fundamental da gestão Global Capitalista: discurso de esquerda para chegar ao poder,políticas de direita para conservá-lo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Democracia? Só se for certa a vitória!
    Referendos?! Isso são coisas para a anti-democrática Venuzuela!
    O Partido Socialista foi assaltado pelos liberais, os velhos socialistas, temendo ficar orfãos, venderam-se ao poder. Não é só de ontem, há muito tempo que o PS não é socialista e, se por acaso, ainda houver algum socialista no partido vou chamar-lhe um nome feio: cobarde!

    ResponderEliminar
  6. A GRANDE FARRA BLOGOSFÉRICA 2008! (18 DE JANEIRO / SEXTA-FEIRA / 20 HORAS) - CONTAGEM DECRESCENTE!

    Visita o-marreta.blogspot.com

    Saudações,
    O Marreta.

    ResponderEliminar
  7. Democracia também deve ser palavra de algum dicionário que o Xuxalismo meteu na gaveta. Quando li há dias o Baptista- Bastos admirei-me da dureza com que colocava a palavra fascismo a pairar sobre a análise do momento político actual, mas agora...
    Cumps

    ResponderEliminar
  8. olha sabes eu quero que eles se fodam todos. o apelo deve ser sempre só um "DESOBEDIENCIA CÍVIL"

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, porque já tenho 58 anos e muita coisa vi e vivi, há largos anos que espero tudo destes políticos de pacotilha existentes em todo o mundo, especialmente aqui!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Amigo JB,

    Pois eu, para me certificar daquilo daquilo que já sabia, assisti à sessão no Parlamento.

    Que dizer? Nada.

    Isto agora é COMER E CALAR!!!
    Sem comentários.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Boas... A politica e os politicos em geral, estão cada vez mais surreais. Não surpreende, é previsivel já há algum tempo. Depois de Santana Flopes já nada me surpreende (mas tudo me espanta...). Viva Portugal Surreal!!

    ResponderEliminar