sábado, 16 de fevereiro de 2008

Savonarola, o Jorge

Alguns - bons - amigos têm-me perguntado porque é que nunca mais aparece um post n'O Anarquista. Acho que devo uma explicação, tanto mais que esta situação me é desconfortável. O "Savonarola", como bem sabem, é o Jorge Borges, mais um cidadão nesta terra de cidadãos oprimidos. E, apesar de anarquista, ou talvez por esse motivo também, conhece os limites da luta política.

O Jorge, eu próprio, está cansado de bradar aos céus. Ando deprimido, em baixo. Por mais apelos que se faça à mobilização contra este governo, nada! A sociedade não se mobiliza, os portugueses andam a aceitar tudo o que lhes é imposto. Nem nos cafés se pode fumar. Parabéns aos não-fumadores, que não morrerão do fumo do tabaco dos outros, mas mais provavelmente do fumo dos automóveis, assim que atravessarem a porta dos cafés que conquistaram para a sua causa!

O Jorge está desempregado há 6 anos, desde que teve um acidente de viação que o deixou semi-paraplégico. Além do mais, como a taxa de desemprego em Portugal baixou, os benefícios fiscais para deficientes aumentaram, 46 anos de idade é uma excelente idade para uma candidatura às Novas Oportunidades, o panorama está bestial para ele. Por outro lado, aufere uma excelente Pensão de Invalidez de 300 euros mensais. Nada mau, hem? Apetece imenso escrever posts, não é?

17 comentários:

  1. Camarada e amigo

    Reconheço as amarguras por que passas.

    São fruto da porra de sociedade que temos, onde só o dinheiro e a ostentação contam.

    Não te conheço pessoalmente (falta pouco) mas parece que tomamos a bica todos os dias.

    A vida ( não o devia ser) é como os interruptores, uma vez em cima, outra em baixo.

    Não há que desistir, a nossa, a tua luta, dá-nos esperança.

    Eu que vivi intensamente as lutas contra o fascismo nos anos 50, 60 e 70, na altura a esperança era quase nula, mas, mesmo assim, nunca desisti.

    Não desistas amigo.

    A luta continua

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,
    Na sua idade, um pouco menos que a da minha filha, não se pode desanimar, mesmo em más condições financeiras. Claro que palavras pouco resolvem, mas ajudam a sentir a proximidade dos outros. Nem se trata de ideologias, mas de estômago que exige alimento.
    Se não estivéssemos em crise, até seria possível que encontrasse um trabalhinho para fazer em casa pelo computador. Mas o raio da crise, do défice que os políticos incompetentes arranjaram, criou dificuldades acrescidas.
    Conheço um indivíduo que faz traduções em casa sem sair, e trata de tudo por computador, por e-mail.
    Mas, há situações em que o esforço tem de ser tão grande que, quando os resultados tardam, a coragem fenece.
    Um abraço com a maior consideração
    A. João Soares

    ResponderEliminar
  3. Grande Savonarola,

    Posso compreender a tristeza e o desânimo por que passas.
    Se para uma grande maioria de priveligiados com emprego neste país, as perspectivas de futuro são o que são, como será para os desempregados e mais ainda para alguém numa situação como a tua.

    Neste momento o que posso, é deixar-te um grande abraço de solidariedade e garantir-te que tentaremos já no próximo jantar alterar a tua situação.
    Tenho algumas ideias que espero sejam do acordo (acredito que sim)de todos os participantes e que poderão ser um ponto de partida para que algo mude.

    Conto contigo, todos contamos. Ânimo!

    Até breve,
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  4. É a nossa democracia, cada vez mais democrática mas só para alguns.
    A tua situação é no minimo escandalosa assim como é a da maior parte daqueles que contribuiram para a construção de uma sociedade mais justa e recebem uma reforma de miseria.
    Há que denunciar por todos os meios
    os filhos da p... que nos sugam os sangue .
    Um abraço e 29-02 teremos oportunidade de falarmos melhor.

    ResponderEliminar
  5. Jorge
    Compreendo o teu des�nimo, a revolta contida nestas linhas que nos escreves. 300 euros n�o d�o para nada ou d�o para muito pouco.Mas o isolamento, o deixar de postar n�o te resolve o problema. Ir� aument�-lo muito. Embora ande por aqui h� pouco tempo, comentas este blogue desde o primeiro post e fazes parte deste pequeno c�rculo de amigos. Afinal os amigos s�o para as ocasi�es.
    Conta comigo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Ora Jorge, compreendo o teu estado de espírito mas sabes bem que a revolta não é só tua! Tu, eu e outros que tais por vezes temos alturas, mas estamos condenados a lutar até ao fim!
    Um abarço em luta contra o nacional cabrionismo

    ResponderEliminar
  7. Amigo é preciso força e muita força. Mas não desistas. Há sempre um caminho, sempre meu amigo.

    ResponderEliminar
  8. Jorge,

    PORQUÊ???

    "AQUI e AGORA"fiquei sem palavras, porque, apesar de "TUDO", também procurava os teus posts... que vais continuar a fazer, tenho a certeza, meu Amigo!

    Como nos podemos queixar, nós os bem instalados, com trabalho, com saúde, com família?
    Mas temos de lutar pelos que, como tu não têm senão a voz...
    Foi um soco no estômago, o que senti agora.

    Jorge, FORÇA! E não percas a esperança...

    Um grande abraço.

    PS: (espero por ti, a qualquer hora, sempre)

    ResponderEliminar
  9. Jorge!
    Cheguei aos blogs de esquerda, ou pelo menos mais críticos,aí em Portugal, quando conheci o teu. Senti um prazer enorme quando pela primeira vez teve um comentário teu no meu blog! Linkei o Anarquista em minha página, pela lucidez dos textos. DEntro desta blogosfera, mesmo que virtuais, acabamos nos identificando e ficando amigos, isso acontece comigo! Desta forma, nada mais justo que amigos se ajudem, sobre a situação em que estás, lamento, mas não me padeço, pois sei que és lutador e sabemos que estás assim, pela ganância de um sistema capitalista hipócrita e neoliberal, que de forma alguma enxerga pessoas nas estatísticas. são números que eles lêem, são números que eles cortam e são números os que necessitam da previdência estatal. O capital engole tuas entranhas e tua juventude, mas, quando estás no teu melhor momento intelectual, pronto para dar tua contribuição, é quando as engrenagens do sistema estúpido requerem carne nova.
    Tua luta é imprescindível, teu blog é uma trincheira, tuas lucidez no encarar a política é um norte para nossas discussões. Creio e talvez, agora, eu esteja sendo duro contigo, que deve, sim, te apetecer escrever posts. É tão importante entendermos que a blogosfera é um canal ainda novo, engatinhando, em busca de caminhos, por isso, blogs de esquerda, críticos e inteligentes devem ser cada vez mais estimulados! VocÊ é imprescindível, pois vejo a luta como internacional, entendo, não como palavras bonitas em meu perfil, que um novo mundo é possível e por isso luto e por isso sei que tens que lutar!
    Vejo o amigo Marreta dizendo que vão ver tua situação na próxima reunião! não faço parte destas reuniões nem posso tomar um avião para ajudar a decidir, mas penso em algumas soluções. Pode ser estudado uma forma de patrocínio para teu blog! pode ser estudado uma forma de consórcio entre blogueiros, cada um com uma quantia, sustentando teu espaço e pelo menos nestes momento, ajudando-te a manter tua coerência e dignidade, um blog financiado pelos próprios blogueiros. Pode-se estudar tantas formas de ajuda, mas, tenha a certeza, nenhuma delas será por dó ou pena, todas serão formas de te manter atuante em teu blog...
    Tuas opiniões e posts são necessários para uma luta onde sós não somos nada. Vamos unir blogas de esquerda, BGrasil, Portugal, Espanha, venezuela, América Latina... Vai que fazemos uma revolução!
    Termino, com este poema, que certamente já conheces tão bem!
    "Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
    Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
    Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
    Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."
    Marreta, sou companheiro para saídas que busquem ajudar e manter este belo espaço anarquista!
    Desculpe se me alonguei.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  10. E eu assino por baixo, quer queiras ou não.
    E fico de "olho em ti"

    Um abraço pró-AN

    ResponderEliminar
  11. Que há para dizer? É uma situação como tantas outras, nesta sociedade. São fruto da injustiça e desigualdade deste país de merda!

    1 abraço companheiro! Força!

    ResponderEliminar
  12. Ora aí estão duas boas notícias (afinal não dizemos só mal).

    O Marreta tráz para o convívio uma ideia solidária para tentar solucionar o teu problema.

    O camarada Paulo Vilmar a de tentar juntar todos os bloguistas de esquerda dos países latinos.

    Vamos a isso amigos e camaradas, no "alto" dos meus quase sessenta estou preparado para a luta.

    Abraço revolucionário

    ResponderEliminar
  13. Muu caro Xará!

    Sinto-me em parte responsável pela necessidade que sentiste em publicar este escrito. Na verdade, insisti sempre contigo, perguntando-te amiúde por "coisas novas".
    Sei o que te aflige e preocupa. Estou contigo na amargura e na revolta que sentes.
    Mas sei também que a razão está do teu lado e que "o escrever" é a tua forma de luta e de caminhar em pé, de cabeça bem erguida.
    Por isso insisti, por isso insisto, não desistas, mantém-te à tona do lamaçal em que nos querem afogar.

    Um grande abraço, Xará!
    Jorge Guedes

    ResponderEliminar
  14. então, Jorge, apesar do infortúnio, ânimo porque pode ser que ainda seja do nosso tempo a justiça para os que mais precisam.

    ResponderEliminar
  15. Força com isso, não desistas de lutar!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. Não tenho o prazer de te conhecer, Jorge, mas duas coisas te digo.

    Desde que vim ao teu blog pela primeira vez, nunca mais a leitura dos teus artigos deixou de ser prioritária para mim. Isto, (felizmente...?) acontece-me pucas vezes. Sempre que vou ler notícias, ou blogs de amigos, vou também ver o teu. Admiro-o não só pelo carácter informativo e activista, mas também pela forma, digamos, pacífica como discutes os assuntos. Queres vencer pela razão, não pela força. Acho muito bem e, ao que parece, estou longe de ser o único. Por isto, deves continuar a lutar.

    A vida, às vezes, é cruel. Mas só se vive uma vez, por isso há só uma maneira de dar a volta aos problemas: enfrentando-os com unhas e dentes. Isto não significa coisa nenhuma, são só palavras minhas, que nem sequer têm um eco, que sem actos a segui-las não valem nada. Mas, também por elas, que são tudo o que sei, o pouco que sei, te digo que deves continuar a lutar. por ti, por mim, pelos amigos que lêm o blog e por tudo aquilo em que acreditamos ser possível.

    Um grade abraço.

    ResponderEliminar