sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril Sempre!


No dia 25 de Abril de 1974, os militares saíram à rua e depuseram o regime fascista, que dominou Portugal durante 48 anos. Foi a Revolução dos Cravos. A partir dessa data, o nosso país iria viver em democracia e em liberdade. Esta foi a herança que o Movimento das Forças Armadas, o MFA, nos transmitiu há 34 anos. Vamos, então, comemorar esta data gloriosa.

Como anarquista, não posso deixar de dizer aqui que o 25 de Abril de 2008 é bem diferente. A situação política deste país está lastimável e parece termos voltado aos tempos cinzentos da ditadura. Uma maioria absoluta - supostamente democrática - dita as leis a seu bel-prazer, ignorando as conquistas de Abril. O sistema neoliberal impera e impõe os ditames de um tipo de capitalismo desumanizado. Por isto tudo, devemos reafirmar, alto e bom som:

25 DE ABRIL SEMPRE!

12 comentários:

  1. Meu Amigo Jorge,
    Porque será que em vez de falarem dos estudantes e intelectuais não falam dos desgraçados que estavam lá... na guerra... o que sentiram, o que significava, se sabiam alguma coisa, como ia ser a convivência dentro dos quarteis para onde vieram os até ali "terroristas". Quem se lembra dos que estavam nesse dia nos hospitais militares, nas bases.
    Como é que se faz uma lavagem ao cérebro a um soldado que no dia anterior estava formatado para matar (lembram-se dos cursos de acção psicológica?) e no dia seguinte tinha de abraçar o "inimigo"... Ou isto não teve nada a ver com o 25 de Abril dos livros, dos discursos do folclore das faculdades, dos "cantautores".
    Esses alguma vez pegaram no arma e tiveramde matar para não ser morto, não matou por ódio, por política, eles sabiam lá o que era isso de política, eles faziam o que tinham de fazer... defender-se.

    Foi aqui que nasceu uma anarquista.

    Por isso é aqui que deixo este meu comentário.
    Mas se quiseres podes apagar, que eu não me importo.

    Um abraço anarquista

    ResponderEliminar
  2. Deixo-te um rubro cravo de Abril com aroma de Liberdade.
    25 de Abril, Sempre!

    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  3. 25 de Abril SEMPRE, uma data especial que a mim me comove, pelas recordações que marcam as memórias dum tempo em que acreditámos ser possível um Portugal mais justa e mais humano. Um data única para aplaudir, para recordar, como ideal da Liberdade, e de crença num Mundo melhor. VIVAS A LIBERDADE! Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Savo!

    Passei por aqui...
    Gostei do blog...

    Abraços pernambucanbaianos...

    Germano
    www.clubedecarteado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Amigo e camarada

    Efectivamente assim é. Hoje impera o neo-liberalismo de raízes fascizoides. A burguesia que nos comanda é impopular, arrogante e maquiavélica. Os seus mentores aprenderam com os fascistas de antanho, logo, as políticas serem sempre viradas ao sabor do capitalismo e seus lacaios.

    Mas atenção, Abril é uma conquista que se vai construindo, por isso, nunca poderemos ceder, temos de estar sempre alerta, preparados e vigilantes. O dia da utopia chegará.

    Viva o 25 de Abril do Povo
    Viva a revolução

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo na integra se me for permitido

    25 de Abril Sempre!!!

    Deixo um beijo

    (*)

    ResponderEliminar
  7. ...hei Amigo JB!!!... obrigado pela tua visita e palavras deixadas no meu covil
    ...um abraço enorme

    ResponderEliminar
  8. Apesar dos pesares, antes esta Democracia meio engasgada do que o salazarismo!
    Feliz semana, Jorge!

    ResponderEliminar
  9. A liberdade só é devidamente apreciada por quem sabe o que é viver sem ela. A ignorância transformou esta data quase que num ritual, porque dos ideais pouco se fala, mas muitos são os que se querem afirmar como protagonistas do 25 de Abril, indevidamente claro.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  10. Que Abril permaneça Sempre nos nossos corações.
    Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  11. sempre nao concordo, sou adepto do lema:
    uma revolução por minuto, eternizar o 25 de abril era cristalizar, a questão é que os que nesse dia perderam as suas mordomias, voltaram agora a reave-las

    ResponderEliminar