quarta-feira, 9 de abril de 2008

Nem tudo é o que parece...

Como anarquista, a minha missão é o combate ao poder e ao Estado. Ao mesmo tempo, entendo que devo alertar as consciências para as manobras tétricas que o poder engendra para a sua sobrevivência. Temos estado a assistir a um festival carnavalesco de pré-eleitoralismo, caracterizado pelo embelezamento das mais recentes vitórias que o governo julga ter atingido. O IVA baixa 1%! Sim, meninas e meninas, senhoras e cavalheiros, tudo ao desbarato! Preços nunca vistos!

Contudo, os tenebrosos senhores que estão por detrás do poder, a controlá-lo, a vigiá-lo, vão largando as suas mensagens. O Ernâni Lopes (na foto), ex-ministro das Finanças e sócio-gerente da Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco (SaeR) veio esta semana apresentar o relatório trimestral desta sociedade, com aquela sobriedade que só encontramos nos muito ricos e poderosos. Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente, a propósito desta questão.

No relatório da SaeR pode-se ler que "não é de esperar uma melhoria da evolução económica" numa altura em que o mundo está em abrandamento e em que continuam a persistir dificuldades estruturais internas. Em 2007, a economia portuguesa cresceu 1,9 por cento e para 2008 o governo prevê uma aceleração para 2,2 por cento, Ora, o ex-ministro das Finanças não acredita na concretização desta previsão e afirma ainda que a forte desaceleração da Espanha está também a penalizar a economia portuguesa e pode vir a penalizar ainda mais. Ferozes recados para o socrático optimismo e também para quem quiser acreditar na beleza do capitalismo.

10 comentários:

  1. Nova imagem a mesma luta.
    Parabéns.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isto de manobrar os números a seu belo prazer não é novidade, cada um procura à sua medida tentar criar os números que lhes interessa.
    A realidade vê-se no quotidiano, nas mercearias, nos hipermercados, nos bancos do jardim, nas paragens do autocarro, no meio do povo. O descontentamento, a precaridade, a incerteza e a insegurança sentem-se a cada esquina. Mas isto, é claro, estes políticos não podem sentir.
    Saudações do Marreta.

    P.S. (salvo seja): Gostei do novo look. Mais underground, diria.

    ResponderEliminar
  3. O Ernâni Lopes sabe do que fala, a factura do "jogo bolsista", e os prejuízos que daí resultaram para os grandes, vão caír sobre as cabeças dos muitos Zés, porque a bolsa dos gulosos "só pode engordar".
    É a lei do capitalismo selvagem.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  4. A nós nunca nos enganaram mas dizem os números que continuam a enganar muitos! Até quando? Até que a voz nos doa!
    Um abraço anarquista

    ResponderEliminar
  5. Jorge!
    Os governos atuais não trabalham com pessoas nem para pessoas, trabalham com números! Estatísticas e números frios fazem os relatórios de governos!
    Tristes tempos!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. que bem falam estes especialistas, que até fizeram um estágio favorável nos corredores dos ministérios...

    ResponderEliminar
  7. Jorge,
    Se conseguires entender o que estes senhores dizem, e se tiveres um bocadinho, tenta explicar-me por favor que eu estou quase a desistir.

    Olha gosto muito tente teu template.

    Andei um bocado ocupada mas estou de volta para os AMIGOS

    Um abraço pró-AN

    ResponderEliminar
  8. N�meros, n�meros e mais n�meros e no fim quem se lixa � o Z�. N�o d� para entender. At� quando continuaremos a apertar o cinto?

    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  9. Aos amigos comunico que, inesperadamente,
    fui obrigada a mudar de residência.
    Espero-vos a partir de agora em
    Peço desculpa pela forma como o faço
    mas se trata de uma emergência que
    espero seja a última.
    Aproveito para mandar um abraço do
    vosso Amigo Romério para todos


    E a Meg espera-vos aqui a partir de agora

    http://recalcitrantemor.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Savo:
    Depos desta, só me apetece perguntar porque é que, fora do poder, eles até dizem às vezes algumas verdades?!

    Um abraço do teu xará anarca.

    ResponderEliminar