terça-feira, 22 de julho de 2008

Casamentos Gay? Sim, claro!


Casamentos Gay? Sim, claro!

O novo líder da Juventude Socialista (não confundir com a outra, a nacional-socialista), o Duarte Cordeiro, afirmou no domingo passado que o casamento homossexual "é uma imposição do princípio de igualdade". Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no Contracorrente, retirada do jornal Publico.pt, para que possam ter uma ideia mais abrangente sobre este tema.

Reconheço que a questão é polémica, levanta um vastíssimo leque de opiniões e de exaltadas condenações inquisitoriais, desde as éticas às religiosas, passando pelos traumas de uma sociedade que não se reconhece numa minoria que teima em fazer valer os seus direitos. A opção afectiva, a sexualidade de cada um, não deveria ser posta em causa numa sociedade adulta e democrática. Como anarquista, defendo o direito das minorias sociais a praticar os seus princípios integralmente, desde que não colidam com os igualmente respeitáveis direitos da maioria. Pensemos nas minorias étnicas, como os ciganos, por exemplo, e no direito que lhes assiste de viverem de acordo com as suas tradições.

Seria interessante ver o nosso país, mais uma vez, liderar uma nova revolução mental. Os descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI, que orgulhosamente concretizámos, abriram as mentalidades de uma Europa que só reconhecia, até esse momento, a validade dos seus princípios medievais. Lancemos um novo desafio a este cinzento terceiro milénio: a concretização do sonho de alguns cidadãos e cidadãs, ainda que em minoria. A Grande Revolução Anarquista assim o exige!

13 comentários:

  1. LISBOA - PORTUGAL

    Olá!

    Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

    Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano (obrigatório, porque vindo da Universidade).

    Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

    www.travessadoferreira.blogspot.com
    ferreihenrique@gmail.com

    E venho pedir-te o teu telemóvel (celular) para poder contactar-te mais facilmente, a fim de implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que, como já sabem, é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os nossos dois Países fraternalmente ligados. No que estou, pela minha parte, a desenvolver todas as diligências que, naturalmente, me forem possíveis.
    E, naturalmente também, para poder enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior).
    Já solicitei a colaboração da Embaixada de Portugal em Brasília, que tem à frente dela um diplomata fora de série, o meu querido Amigo, Dr. Francisco Seixas da Costa e na qual se integram mis dois bons Amigos de longos nos: o Adriano Jordão e o Carlos Fino. Seixas da Costa criou um blogue magnífico Embaixada de Portugal no Brasil, www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com, que vos recomendo vivamente visitar. Tem tudo sobre as relações entre as duas Nações. Espero fazer o mesmo com a do Brasil em Lisboa.
    Este é um desejo que já ultrapassa a simples intenção. Ambiciosamente, neste momento possui muitos comparticipantes – como desejo que seja o teu caso. Mas, com o empenhamento, a ajuda, o entusiasmo e a alegria que tenho encontrado – iremos longe. A internet (apesar dos aspectos negativos que ainda apresenta) tem uma força incomensurável e desenvolvimento tecnológico que se actualiza dia a dia.
    Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

    PS 1 – Quando navegarmos em velocidade de cruzeiro, quero alargar o Travessa aos outros PALOP. Que achas?
    PS 2 – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
    PS 3 - A posição do novo líder da JS - que é, com certeza, a da própria JS - é absolutamente defensável e de aplaudir. Não sou gay, mas, se fosse, estaria muito envergonhado com o que disse a Dr.ª MFL. Sursum corda.

    ResponderEliminar
  2. Cada um come do que gosta, nas suas quatro paredes façam o que quiserem, mariquices na rua é que não.
    Com isto devo dizer que nada tenho contra tais casamentos
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  3. Para mim casamento não representa mais que um contrato comercial. Por tal quem quiser que seja livre de o fazer: gay, lésbica, hetero, cão, cadela, sado-maso, ...
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  4. Negócios com familiares e amigos próximos é do pior, principalmente quando estamos de boa fé , então somos presas fáceis.
    Infelizmente é a triste realidade,
    Que tenha tudo de bom são os meus votos
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. Nada terei a acrescentar ao que já foi dito pelos anteriores comentadores, mas também realço que o excesso de manifestações desnecessárias em público, não são recomendáveis e em muito prejudicam os desejos de reconhecimento do direito à diferença.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  6. um amigo defende que a união homossexual, além de todo o blá blá blá de liberdade, deve ser incentivado.
    há pessoas demais no mundo e isso é preocupante. caminho melhor que exterminar é controlar a natalidade e é preciso que crianças sejam adotadas.
    além disso, acho que tem muito homem nessa porra de mundo.deixem as mulheres pra nós.

    sobre essa porra das invasões do século XV, é bom baixar a bola se cruzar comigo na rua.
    meu sangue ferve.
    não é descobrimento não, cumpadi. é invasão. assassinato.
    GENOCÍDIO!!!
    um dos piores!
    é o início do caos. extermínio. O FIM, NÃO O COMEÇO DE UM NOVO MUNDO. aquela porra daqueles europeus chegaram aqui podres. e nem pólvora foi capaz de exterminar nossos índios.
    espalharam doenças infectocontagiosas, e os índios sem anticorpos morriam aos montes.
    covardia.
    tribos inocentes, sem maldade, índias lindas, índios fortes e valentes.
    babaquice. imperdoável!

    e voce se orgulha!!!

    HAHAHA

    BABACA!

    ResponderEliminar
  7. ta bem, ta bem...
    meu sangue ferve

    ResponderEliminar
  8. Como libertário que sou, e defensor da liberdade plena, cada um faz da sua vida o que bem entender.

    Já agora gostaria de perguntar a esses marialvas de pacotilha, aos inquisidores de meia-leca, aos moralistas frustrados, enfim a esses sacanas todos, se tivessem um filho/filha que fosse homossexual, o que diziam/faziam? deitavam-no ao mar?, expulsavam-no e casa?, metiam-no num seminário?

    Como dizia um amigo "....pimenta no cú do outro é refresco...."

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Sou a favor do casamento de maricas – desculpe, mas não gosto da denominação GAY, um anglicanismo desnecessário e preconceituoso, por causa duns pruridos que não entendo –, desde que esse casamento não seja obrigatório! Haja casamento para todos, pois todos temos direito ao nosso quinhão de infelicidade! Boa semana com tudo de bom.

    ResponderEliminar
  10. Só não percebo a razão de imitarem os outros chamando CASAMENTO à sua união. Com a sua criatividade e dotes artístico, vistos nas manifestações, qual a dificuldade de encontrar outra palavra bem sonante e elucidativa?

    ResponderEliminar
  11. Bem vamos lá escrever sobre a m..... dos casamentos entre "panascas". Desde o princípio do mundo e quando os animais de quatro patas falavam, já aparecia, esporádicamente, nas aldeias medievais um "paneleirote" com jeitos e trejeitos a imitar as mulheres. Desde logo era segregado, colocado de parte dentro da sociedade daquele pequeno burgo. Ora o homem não se fez, apareceu feito e Deus não o tenha dotado, macho perfeito. Não podemos sabemos que percentagem humanos (homens/mulheres) aparecem no mundo,imperfeitos, por cada 1000nascidos. Porém a raça "portuga" não teria sido dotada de muitos "panascas" e os que foram surgindo lá iam matando as suas necessidades sexuais,pagando uns dinheiros a uns "magalas" e a outros rufiões de mau porte. Eram uns desgraçados, explorados e ainda o levarem arraiais de porrada de criar bicho. O 25 de Abril de 1974, o tal dia da liberdade e dos "panascas" veio a liberalizar a movimentação dos que eram abortos da natureza (piedade para estes)e outros que até não o eram o experimentar sensações novas, sem graça ou prazer algum. Entre os politicos e os regeneradores de Portugal, surgiram politicos que partiam camas a "quecar" e os outros que tinham "rabos" de senhora que não enganavam ninguém que eram mesmo aquilo que o traseiro apresentava. Não sabemos se os casamentos entre panascas é motivo de interesses, pessoais, ou se a gente do mundo está completamente "doida" ou se está a ser criada uma nova "Sodoma e Gomorra" em que se aguarda que um Deus desça lá das alturas e converta os templos dos paneleiros em cinzas. A natureza criou o ser humano perfeito e dotou o homem com dois buracos: um para se alimentar e outro para expelir o estrume dos alimentos que não serviram para o fazer viver.
    Mas se está na moda usar o buraco defecador para outras actividades que não foi aquela que a natureza o criou... Cada um que coma a m..... que lhe apetecer, menos eu e os machos de quatro costados.
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  12. Sinal de progresso, não seria o casamento entre pessoas do mesmo sexo, seria a abolição, perante o estado, de todo e qualquer casamento - que tem os Estado a ver com as minhas relações? Igrejas, cada um toma as que quer! Agora, eu vivo com quem quiser! E não me venham com a história dos filhos e dos impostos, uma coisa pode não ter nada a ver com outra!
    Não ao casamento!
    E já agora? Porque diabo querem os gays casar? É que eu não compreendo!
    Um abraço aberto ao verdadeiro progresso

    ResponderEliminar
  13. é sempre o velho problema.

    por um lado chega-se à conclusão que o casamento é mau ou inútil, por isso não vale a pena defender o direito ao casamento homossexual

    por outro lado, existe de facto uma discriminação em relação aos homossexuais aceite de forma generalizada na sociedade

    estas duas constatações são aparentemente inconciliáveis:

    se ignoramos a questão porque pensamos que o casamento é mau, estamos a pactuar com a discriminação. o silêncio não torna ninguém neutro

    se intervimos contra a discriminação estamos a defender algo em que não acreditamos (tipo, as mulheres deviam poder entrar nas forças especiais apesar de eu achar que nem deviam haver exércitos)

    ResponderEliminar