domingo, 5 de outubro de 2008

Não mexem uma palha?

O mundo está a atravessar uma fase de crise financeira sem precedentes, de tal gravidade que há reputados especialistas a alertar para a iminência de um afundamento global do sistema financeiro. Face a esta situação de extrema gravidade, que envolve biliões de seres humanos em todo o planeta, são já inúmeros os governos que tomam medidas para travar este processo, inclusivamente contestanto, na prática, os seus próprios princípios neoliberais, nomeadamente o de que na economia não se mexe.

O governo português é tão, tão neoliberal que ainda nem mexeu uma palha. Propostas de medidas para intervir nesta crise não têm faltado, vindas de todos os sectores politico-ideológicos. Como anarquista, não consigo deixar de chamar a atenção para a ironia de que, combatendo eu próprio o poder e o Estado, esteja a apontar baterias contra eles por não mexerem uma palha, como se a sua existência fosse imprescindível. Neste momento, é! Afinal, o Estado existe para cumprir determinadas funções, não é verdade? E, então, pergunto-me: o governo PS não devia agir, como o fazem os outros governos do mundo?

9 comentários:

  1. Quanto maiores forem os efeitos da crise financeira internacional no nosso país, melhor para o nosso governo, melhor poderá ocultar a crise que ele próprio criou com a sua governação.
    Como hoje li algures, a melhor maneira de resolver uma crise é com outra crise.
    Sócrates é um político com sorte, a crise internacional saiu-lhe na lotaria, em campanha eleitoral é um argumento-desculpa facilmente engolido pelos menos atentos.
    Um abraço com mais medo do governo do que da crise

    ResponderEliminar
  2. Amigo Jorge Borges...eles só vão fazer o que os patrões americanos determinarem. Abraço!

    ResponderEliminar
  3. O sistema capitalista esta começando a não se bastar... vai chegar uma hora que esse estopim vai explodir,resistir a tudo isso é fundamental, que venha o caos...

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma altura "ideal" para questionar e repensar seriamente o sistema económico em vigor, que já por diversas vezes demonstrou não ser o mais justo, equitativo e benéfico para a Humanidade.
    Ou então, é deixarmos esta merda afundar-se toda e recomeçarmos do 0, retrocedendo algures até à pré-história.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  5. chafurdaram tanto que se afundaram na trampa... o pior são os danos colaterais...

    ResponderEliminar
  6. os capitalista comem-se uns aos outros.
    que felicidade ver a sua agonia e a sua relutancia em admitir que estão fodidos

    ResponderEliminar
  7. Mas achas mesmo que estão realmente a fazer algo de importante? A mim paraece-me que não, pois as especulações continuam.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amigo, comento o teu post quando este governo já deu uma garantia de €20.000.000.000 à banca.
    O que eu alerto e ninguém fala, é que, quando houver uma 2ª vaga, aí nem os Estados poderão ajudar/salvar. Será o golpe de misericórdia num sistema que está prestes a explodir.

    Abraço,
    Zorze

    ResponderEliminar
  9. Sr. Jorge
    Concordo com suas idéias, sugiro que leias minhas colocações em meu blog. Procure no google por meu nome.
    Abraços
    Selso Barden

    ResponderEliminar