quarta-feira, 9 de maio de 2007

Fumadores, atenção às multas!

Venho, desde já, avisar os meus amigos e visitantes não-fumadores de que este post poderá ferir sensibilidades mais apuradas... No entanto, desafio-vos a lê-lo e a dizerem de vossa justiça, doa a quem doer! Como devem calcular, pela imagem que escolhi para o meu perfil de anarquista, sou fumador: não de cachimbo, mas de cigarros. E devo confessar que, dada a minha provecta idade para estas andanças (45 anitos que já cá cantam), devia mas era ter juizinho...

Vem esta introdução a propósito da proposta de lei sobre o tabaco que o ministro da Saúde – essa figura governamental tão simpática aos portugueses – o Correia de Campos, apresentou na Assembleia da República. Segundo poderão constatar através desta notícia que publiquei no Contracorrente, de acordo com esta “brilhante” proposta, as multas aplicadas aos fumadores de tabaco serão mais pesadas do que as que estão em vigor para os consumidores de drogas ilícitas, como a cocaína ou a heroína!

Segundo esta original lei – tão ao gosto da Europa comunitária e dos States, refira-se – fumar em lugares proibidos obriga a uma multa que vai de 50 a 1000 euros. Por seu lado, a multa aplicada aos consumidores de drogas proibidíssimas, situa-se entre os 25 e os 403 euros. Grande diferença, não acham? Por acaso, não tenciono consumir heroína nem cocaína, mas até parece que compensa, sob o ponto de vista económico... Em suma, mais uma lei fascizante de um governo democrático-ditatorial.

12 comentários:

  1. Peço muita desculpa, mas hoje é só mesmo para deixar um abraço (anarca).

    ResponderEliminar
  2. Já tinha lido o Contracorrente e outros sítios a falar sobre o assunto, mas o que não gostei de ouvir foi o Miguel Sousa Tavares a falar sobre isso.
    Sou fumador, e bastante mais velho, do que O Anarquista, mas tirem as criancinhas deste filme.
    Vai um charro, que a multa é menor?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também sou fumador à tantos anos quantos o amigo tem de idade. Para mim já nada me surpreende (como dizia o outro "desde que vi um porco andar de bicicleta.....") agora essa de a multa para quem consome essas merdas duras ser inferior à dos fumadores é de bradar aos céus, mas enfim é o País que temos com legisladores a condizer.

    ResponderEliminar
  4. Um tema complicado para mim. Como ex-fumador (de tabaco, he, he, he...) compreendo perfeitamente as duas partes e sei que é complicado criar uma lei que possa conciliar ambas as "facções" e agradar a gregos e troianos. Uma coisa é certa, o fumo dos fumadores activos não pode infringir o direito das pessoas não fumadoras de preservar a sua saúde e de frequentar lugares não poluídos, mas isto não pode também servir de justificação para descriminar as pessoas fumadoras tratando-as como se de enfermos ou leprosos (sem a mínima ofensa para estes) se tratassem e impedi-las de disfrutar do vício a que têm direito. Nesta questão terá que haver muito bom senso, se bem que o caminho a percorrer será o do combate ao tabagismo, creio que a melhor forma passará sempre primeiro pela parte educacional e não tanto pela forma repressiva.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Antes de ir para a cama vou fumar um cigarrito à varanda. Posso?
    Boa noite que já estou de folga há 15 minutos.

    ResponderEliminar
  6. Bom senso e respeito cívico, para mim basta.
    Proibições, repressão, em circunstância alguma!
    Um abraço pró-anarca

    ResponderEliminar
  7. Compreendo mas não posso aceitar, na qualidade de ex-fumador (4o anos).
    Sou de opinião de que cada um fume o que quizer desde que não interfira com a saúde e bem estar dos outros.
    Quanto ao valor das multas dá-me vontade de rir. Até parece que o legislador tem interesses nas drogas:)

    Bom fim de semana e um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bem... vamos lá ver, a resposta politicamente correcta seria:
    fumar prejudica não só os que fumam mas também os que não fumam e se encontram a seu lado, o mesmo não acontece se te estiveres a injectar.

    Claro que os "politicamente correctos" têm sempre muito que se lhes diga.

    Portanto eu diria que sem dúvida o que está ao lado daquele que se injecta também é prejudicado! (e como o espaço não é muito, também não vou aqui explicar o porquê, afinal basta que puxem um bocadito pelos neurónios)

    Enfim... como já refeti uma vez: modas!!! E as modas fazem-se sempre À semelhança de países como aquele em que fumar é quase crime mas vender livremente armas, não é!

    ResponderEliminar
  9. É sacar, é sacar...automobilistas, fumadores, qualquer dia são os que bebem cerveja, os que passeia á noite a pé sem colete reflector,...

    Vão bardam.... !

    Um abraço de fumador que sempre respeitou que não fuma. A propósito, acho muito bem que não se fume nos restaurantes nem em ambientes diminutos fechados.

    E adorava que, durante um mês, um mesito apenas, TODOS OS FUMADORES DO PAÍS FIZESSEM GREVE AO TABACO!

    Queria ver os nojentos dos hipócritas do governo!...

    um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Como não fumo não tenho essas preocupações.
    Mas dá vontáde de dar uma RESPOSTA aos SENHORES POLITICOS lá isso DÁ.
    PORQUE NÃO VÃO DAR SANGUE.
    touaqui42

    ResponderEliminar
  11. Não sou fumadora, mas, de facto, não tem cabimento.

    ResponderEliminar
  12. SOU FUMADOR INCORRIGÍVEL (3/4 Maços/dia). Mas sou contra o tabaco...
    Estou preocupado com FUNDAMENTALISMOS e RADICALISMOS.
    Lembro-me do escrito na História na década de 1930- "Mein Kemft" de Adolfo Hitler. Naquela altura os Judeus eram o mal da sociedade. Actualmente para os radicalistas e fundamentalistas ditos Islâmicos o "MAL" vem do Ocidente.

    PORTUGUESES:
    Oxalá que não obriguem os fumadores a andar com etiqueta na lapela (como os judeus) e que na porta de sua casa não coloquem um símbolo qualquer.

    Olhem a DEMOCRACIA e a LIBERDADE deste país!

    Naturalmente que os não fumadores têm o direito ao seu espaço livre de fumo. Mas fumadores são cerca de 2,5 milhões.

    PENSEM A SÉRIO NESTA QUESTÃO! ESTA LEI PODERÁ INDICIAR ALGO MUITO PIOR (até para os não fumadores)!

    E umas pequenas contas para os Hipócritas deste País:
    Durante o ano fumo 1360 maços de tabaco e liberto 12,24 gramas de Monóxido de Carbono para a atmosfera.
    E OS AUTOMÓVEIS QUANTO LIBERTAM PARA A ATMOSFERA??? DE MONÓXIDO E DE DIÓXIDO DE CARBONO? E O EFEITO DE ESTUFA???
    "PORQUE NON TE CALLAS NON FUMADOR! PORQUE NON TE CALLAS LEGISLADOR! PORQUE NON TE CALLAS PROPRIETARIO DE COCHE?"
    Aos Não Fumadores, Legisladores, Governantes, Médicos , Fiscalizadores e Cidadãos Hipócritas: 20 cigarros meus são MENOS Nocivos para voçês que 20 litros do V/ combustível queimado nos V/ carros.
    VOCÊS ALÉM DE ME PREJUDICAREM ESTÃO A PREJUDICAR A SOCIEDADE E O NOSSO PLANETA!

    ResponderEliminar