sexta-feira, 8 de junho de 2007

Transparência democrática

Como anarquista, lamentavelmente há coisas que já nem sequer me surpreendem nesta política à portuguesa, dita democrático-parlamentar. Tendo em conta esta mesma definição, o regime político sob o qual vivemos atribui especial relevância aos partidos políticos com representação na Assembleia da República. Claro que penso que outros sistemas seriam possíveis, sem que se perdesse o fundamental da questão: a defesa do interesse do cidadão. Utopias, dirão uns. Realidades alternativas, digo eu, convicto.

Vem esta introdução a propósito do facto de o Tribunal Constitucional ter publicado no Diário da República um acórdão, segundo o qual este órgão de soberania detectou “ilegalidades e irregularidades” nas contas anuais dos partidos de 2004. Em consequência, o tribunal manteve a norma de enviar o acórdão à apreciação do Ministério Público. Procedimentos, burocracias, enfim... Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu Contracorrente a este propósito.

Não há partido político – nem um único - que escape a irregularidades e, mais grave ainda, ilegalidades nas suas contas. Ora, se tivermos em conta que nestas contas deveriam estar incluídos os donativos destinados às acções partidárias, o caso é grave. Podíamos dizer que, afinal, este acórdão se refere a contas de 2004. No entanto, pergunto-me: terá sido assim tão diferente nos anos subsequentes? Transparência é, em suma, qualidade que falta ao nosso regime tão, tão democrático.

20 comentários:

  1. A corrupção nos partidos (dinheiro por favores) só a há no futebol?

    Penso que não...

    Mas quem faz as "leis" não são esses senhores?

    Companheiro, enquanto não se mudar este sistema, nada feito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao combate à corrupção sugiro a leitura do post «É difícil o combate à corrupção» no blog Do Miradouro http://www.domirante.blogspot.com/
    Pequena ou de grande voluma a corrupção está muito generalizada a todos os níveis. Amanhã o PR vai condecorar cinco dos apoiantes à candidatura. Os favores pagam-se.
    Durão Barroso foi passar férias a uma praia privada de um empresário português, seu «amigo».
    A legislação não sairá, mas o Cravinho saiu para não insistir na luta ao enriquecimento ilícito e à corrupção. As Câmaras não se libertam de suspeitas.
    Princípios, civismo, dignidade, seriedade, honradez, são valores muito esquecidos.
    Um abraço e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Uma classe política que não se cansa de nos dar "mais do mesmo" e um sistema permissivo, que aponta as irregularidades mas não pune os prevaricadores!

    Um abraço infernal!

    ResponderEliminar
  4. Olha, Anarquista, todos os dias pensamos que as coisas estão pior, mas é mentira. Porque cada dia pioram mais... tão mais...
    Não tenho esperança, já.
    Um abraço pro-A

    ResponderEliminar
  5. O poder origina corrupção, e somente se atinge recorrendo a dinheiro para mostrar e expor as suas ideias.
    As doações e a forma como os partidos são financiados são muito escuras e mais tarde ou mais cedo tem que retribuir aos senhores dos Euros.

    ResponderEliminar
  6. Sonha. Sonha sempre.
    Beijinhos embrulhados em abraços

    ResponderEliminar
  7. Boas contas fazem bons amigos. Eles não são nossos amigos, só estão por lá à cata de poder, para defender os interesses próprios ou dos chefes e para se governarem.
    Eu continuo a votar em branco, como até aqui, porque já há muito que sou um desiludido em relação aos nossos políticos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. A rebaldaria continua.

    E querem conver-nos que milhões de euros das contas dos partidos vêm da contribuição dos simpatizantes...Vêm pois, sempre dos mesmos simpatizantes que apostam no partido A ou B para depois receberem favores em troca, de autarcas, de governantes, de amigos deste e daquele,...
    Pois é!...

    Ou pensam que somos todos camelos?

    Um abraço anarca.

    ResponderEliminar
  9. Uma corja de bandalhos que continua a tentar tomarnos por parvos, boa semana.

    ResponderEliminar
  10. É fartar vilanagem!
    Que nós estamos aqui todos a sustentá-los...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. acredito que o mundo já foi concebido corrupto.
    curti seu blog se puder dar uma
    passada no meu...
    http://www.ummanifestopordia.blogspot.com

    valeu

    ResponderEliminar
  12. Se há coisa que o nosso regime não se pode orgulhar é precisamente de transparência. São questões complexas e enraizadas na "cultura" portuguesa, que julgo ainda terem sido herdadas do tempo da velha senhora. Transparência é um dos predicados mais importantes e um dos alicerces mais sólidos de uma democracia avançada e sustentável que é coisa que ainda não acontece neste cantinho lusitano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Eles são a escolha do povo que os elege, do povo que os cala, do povo que os consente! Voto sempre!Votarei enquanto eles me deixarem um espaço em que os possa rejeitar! Temo que não seja por muito mais tempo. A sua, deles, democracia, de lei em lei, vai-se cada vez mais aperfeiçoando! Estamos quase na américa: escolha entre democratas e republicanos!

    ResponderEliminar
  14. Qual quê? Eles são todos bons rapazes. se houve ilegalidades foi por engano e só em 2004.
    Sempre ouvi dizer que quando aparece um rato, há mais cem que estão escondidos...

    ResponderEliminar
  15. Navegamos há muito em águas turvas; ou melhor lamacentas.

    ResponderEliminar
  16. Nunca é tarde para sonhar.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos embrulhados em abraços!

    ResponderEliminar
  17. Factos verificados levam-nos a conclusões que não são suposições. Ilegalidades (= corrupção) nas contas dos partidos significam legisladores corruptos. Se não são de confiança, como poderão as suas leis sê-lo, se «pela obra se conhece o obreiro»? Se são corruptos e não são de confiança, são indignos de ocupar os lugares que, assim, usurpam, pois que os obtêm por burla. Como são abusadores desonestos, a arrogância e o despotismo continuarão sempre enquanto lhes permitirmos, está provado e comprovado. Se os outros países têm conseguido domesticar este género de animais selvagens, porque é que os portugueses não hão-de ser capazes de fazer idêntico? Estarão à espera que eles se civilizem por si próprios? Ilusão, bem podem esperar, que entretanto vão vivotando na miséria.

    ResponderEliminar
  18. Visite e, se puder, ajude!
    http://astresmeninasgemeas.blogspot.com/
    Obrigada

    ResponderEliminar
  19. temos uma democracia de cordel,
    eles, os politicos são todos honestos, o zé povinho é o mau da fita

    ResponderEliminar
  20. enquanto as massas pensarem que tanto governantes como governados sao essenciais à estabilidade social nada mudara.tanbem eu sou anarquista e penso k aki ta um bom blog.

    um abraço

    ResponderEliminar