quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Sistema biométrico do poder

Como anarquista, não deixo de me surpreender com este “admirável mundo novo” da globalização neoliberal. Se não em todos, na esmagadora maioria dos casos, as inovações tecnológicas a que temos vindo a assistir servem muito mais os propósitos do complexo poder-empresas, do que os indivíduos, os cidadãos. A estes é dado aquilo que considero um papel instrumental, descartável. E a atestar este raciocínio está o facto indiscutível de que o desemprego aumenta de uma forma nunca vista antes. A produção e o lucro estão à frente da necessidade de o ser humano obter a sua realização através da actividade produtiva, criativa.

Vem este preâmbulo a propósito do facto de os funcionários da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos passarem a ser controlados através de sistemas biométricos – mais um neologismo tecno-capitalista – que lêem as impressões digitais. Este sistema irá controlar a assiduidade dos trabalhadores, ao que dizem. Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente sobre este tema. Segundo os princípios sobre a utilização de dados biométricos, no controlo de acessos e assiduidade dos trabalhadores, aprovados – imagine-se! - pela Comissão Nacional da Protecção de Dados, a lei reconhece que o sistema se integra no âmbito dos poderes de controlo da entidade responsável pelo tratamento destes dados.

E não ficamos por aqui: o secretário de Estado da Saúde assinou, em Setembro, um despacho que determina a implementação do controlo de assiduidade biométrico nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Claro, como não podia deixar de ser, esta solução é vista com alguma reserva por parte dos sindicatos. Pelo meu lado, não existe reserva de espécie alguma, mas antes uma condenação liminar. É este o Estado e o poder que desejamos para os nossos cidadãos? Um novo Big Brother orwelliano?

10 comentários:

  1. Não nos pomos a pau não demora muito os tipos controlarem as quecas que damos na mulher, quantos cigarros fumamos, quantas vezes urinamos, eu sei lá.....

    Aliás o controle é visível: câmaras de video-vigilância por tudo o que é sítio (só falta nas retretes públicas), se passas nas portagens pela via verde estás a ser controlado, num qualquer super-mercado de meia tijela lá está a porra da câmara, no trabalho é tudo controlado, até as idas ao WC, agora os funcionários públicos vão ter essa treta dos biométricos. Como dizia o outro "que mais nos irá acontecer"....

    Que haja segurança, que este mundo está a ficar uma merda, aceito. O mais grave, são os tipos aproveitarem-se da situação para cometerem estes atropelos às liberdades mais elementares, ou seja à nossa privacidade.

    A segurança ou a sua falta tem, a meu ver, ligações à base sócio-cultural de um povo ou de um país. Assim sendo, quanto mais atrazado (socialmente, culturalmente e economicamente) for o povo, mais insegurança existe, o que de resto interessa ao capital e seus lacaios.

    Boas Festas

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo tudo o que o Ferroadas escreveu.
    Realmente só falta enfiarem-nos uma câmara no cú para ver quantos quilos de resíduos tóxicos temos no intestino grosso.
    Deixamos de ser cidadãos livres com direito à privacidade para passarmos a ser uma peça na engrenagem desta máquina trituradora das vontades e consciências a favor dos interesses puramente mercantilistas de lucro empresarial.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  3. Será que também vai ser implementado para as altas chefias, ministros e ajudantes e na Assembleia da República? Gostava de saber se os ditos também se vão sujeitar aos mesmos meios de controlo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. um bom natal e saúde.

    ResponderEliminar
  5. Distraíram-nos a apontarem que o Big Brother viria do outro lado e,afinal, quando damos por ela, o Big Brother vem do lado deles: dos liberais amantes da liberdade deles!
    Um abraço escondido

    ResponderEliminar
  6. Amigo Savonarola:
    Desejo-te um Natal Feliz e que o Ano-Novo seja portador apenas de BOAS-NOVAS, para ti e toda a tua família! :)

    ResponderEliminar
  7. Boas Festas e Feliz Natal, com muita harmonia e felicidade.

    Jofre Alves
    http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
    http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Uma breve passagem para deixar os meus votos de Feliz Natal.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  9. CAro Anarquista,

    O "Big Brother orwelliano" vai-se instalando por todos os lados e pareque que só temos refugio, dos olhares e controleiros de todo o tipo, nesse espaço interior que é a nossa alma. Infelizmente com esta hiper-iconografia do mundo e da imagem acabamos por nos tornar também, em iconos de nós proprios num mundo vazio e cheio de nadas . Passo TAMBÉM para lhe deixar a amizade e os votos de FESTAS FELIZES.

    Um abraço
    António Delgado

    ResponderEliminar
  10. para combater este estado totalitario apelo aos mantes da liberdade para que assumam a desobediencia cívil e a destruição de tão maquiavélicas máquinas. Há sempre um acidozinho que faz o seu trabalho

    ResponderEliminar