sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O ano de todos os aumentos

Passadas que foram as festas de final de ano – merecedoras do meu maior apreço como anarquista, visto que relacionadas com valores tradicionais que o sistema (ainda) não conseguiu destruir – é chegado o momento de enfrentarmos a crua e dura realidade do dia-a-dia deste novo ano de 2008. Quantas promessas de mudança não fizemos todos a nós mesmos e aos nossos entes queridos! Só que alguns, escondidos nos gabinetes do poder, estudaram mil e uma maneiras de nos torpedearem, a nós, cidadãos indefesos.

E tudo começa, como não podia deixar de ser neste neoliberalismo selvagem, à bruta, sem dó nem piedade. Aqueles que, como eu, davam umas fumaças para aliviar a ansiedade, ficaram liminarmente proibidos de o fazer. Confesso que ainda sou do tempo em que tinha o seu efeito social o slogan “É PROIBIDO PROIBIR!”, entre tantos outros ditos libertários... Só que... Deixámos de ser livres! Novas PIDES com outras siglas cercam-nos e vigiam os nossos mais ínfimos gestos.

Um dos piores pesadelos que nos aguardam neste “feliz ano novo” são os aumentos. Não, não são os salariais: esses já vêm cozinhados do ano anterior, com a lógica implacável dos 2,1%, como ninguém ignora. Falo, sim, dos aumentos dos bens e produtos que todos nós, consumidores, vamos ter de pagar, não para viver, mas antes para sobreviver. Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente, para que possam ter uma ideia completa do que estou a dizer. Por exemplo, o pão, alimento dos pobres, terá um aumento de 30 por cento. Na cidade de Lisboa, em 2007, uma carcaça custava 15 cêntimos. Em 2008 chegará aos 19,5 cêntimos! Será desta a revolução?

7 comentários:

  1. O povo cada vez mais é espezinhado por estes senhores que fumam charutos em festanças opolentas e se locomovem em pópós de dezenas de milhares de euros. São eles que comandam o sistema actual a seu belo prazer através dos seus monopólios financeiros.
    Os políticos, esses, na sua grande maioria mais não são do que fantoches amestrados nas mãos dos grandes interesses económicos que ditam as leis.
    Urge dizer basta!
    Saudações do Marreta

    TODOS À GRANDE FARRA BLOGOSFÉRICA - 28 JANEIRO!

    ResponderEliminar
  2. Perdão, DIA 18 DE JANEIRO.

    TODOS À GRANDE FARRA BLOGOSFÉRICA - 18 DE JANEIRO!

    ResponderEliminar
  3. " Eles comem tudo, eles comem tudo,eles comem tudo e não deixam nada..."
    É tempo de acabarmos com os vampiros.Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz de te ver.

    E se fossem só os aumentos, o que já não é pouco!!!
    É que é preciso voltar a gritar que é proibido proibir...

    Um abraçlo pró-An (cada vez mais)

    ResponderEliminar
  5. 2008 - o ano de sócrates em todo o seu esplendor - estamos feitos num 8!
    Um abraço aumentado

    ResponderEliminar
  6. Caro Anarquista, eu agradecendo-lhe desde já os comentários que fez no meu humilde canto, quero dizer que não está sozinho nesta luta, eu e muitos portugueses informados, ainda que poucos também lutamos pela melhoria deste jardim à beira-mar plantado.

    Desde já também informo, que colocarei no meu humilde espaço, o link do seu blog.

    Lutemos juntos, seremos mais fortes, eu faço a minha parte.

    E sei que o amigo faz a sua.

    Abraços do Beezz

    ResponderEliminar
  7. Para quando o ano da revolta contra esta nova nova ditadura "democrática", a pior de todas elas porque legitimada pelo voto popular?
    VIVA O HOMEM LIVRE!

    Um abraço.

    ResponderEliminar