quinta-feira, 26 de junho de 2008

Quem tocaria nos divinos lucros?

Como anarquista, tenho desde sempre defendido, para mim próprio, uma posição apartidária, para que não se julgue que estou ou não a defender subrepticiamente este ou aquele partido. Não gosto de nenhum deles, especialmente porque todos eles visam a conquista do poder e de um lugar no Estado (do qual já dispõem, inerente à sua própria condição de partido político). Ora, a minha causa anarquista, como os meus amigos e visitantes bem conhecem, é o combate ao poder e ao Estado.

Estes considerandos prévios têm a ver com o facto de o PCP ter apresentado na Assembleia da República sete projectos de resolução para combater a crise social em que temos vivido, todos eles chumbados com os votos contra do PS - claro! - e abstenções e votos contra dos restantes, sim, restantes partidos da direita. Para uma ideia mais concreta sobre as propostas em questão, sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente, retirada do jornal Publico.pt.

Estou plenamente convencido de que os comunistas do nosso século perderam aquele terrível hábito, muito característico deles, de comer criancinhas ao pequeno almoço. O que, naturalmente, os tornava hediondos perante o olhar de qualquer pessoa civilizada do século passado. Por outro lado, embora possam ainda sofrer de algumas maleitas herdadas da sua tendência estalinista do passado, que muito me repugna, são importantíssimos baluartes, nos dias tremendamente neoliberais que correm, da democracia e dos direitos sociais. Por exemplo, uma das propostas que apresentaram no Parlamento recomendava a adopção de medidas para limitar o preço dos bens essenciais. Mas quem?, quem?, num sistema político dominado pelas grandes empresas, se atreveria a tocar nos seus tão divinizados lucros?

13 comentários:

  1. Meu caro li com atenção e agrado este seu texto, e soltei uma estrondosa gargalhada na parte em que «os comunistas do nosso século perderam aquele terrível hábito, muito característico deles, de comer criancinhas ao pequeno almoço». Humor, e deste quilate, também é inteligência e resistência. Boa semana com tudo de bom. Já gora, em Portimão foram disparados sete tiros contra o pavilhão onde estivera o bacharel Pinto de Sousa, Sua Excelência o Senhor Presidente do Conselho de Ministros, e a má notícia é que todos falharam o alvo...

    ResponderEliminar
  2. um gajo estava na fila para abastecer (aquando da falta de pitrol) já lá estava à mais de duas horas, o homem desesperado disse ao tipo à sua frente "vou-me embora, vou matar aquela cambada toda, grandes filhos de puta", passado meia hora (+/-) o dito gajo já estava novamente na fila, "então pá" perguntou-lhe o segundo "isso foi depressa", que nada meu, repondeu o primeiro, a fila lá ainda era maior....

    Abraço, acompanhado de uns caracóis e umas bejecas geladas.

    ResponderEliminar
  3. Está em marcha a preparação da IV GRANDE FARRA BLOGOSFÉRICA. Inscreve-te! Contribui para o PIB, promove a produção nacional! Junta-te à confraria do barril!
    Saudações do Marreta!

    P.S.: eu volto!

    ResponderEliminar
  4. Ui! Isso seria tocar no manjar de tanto abutre!
    Mas a quem é não que interessa a resolução da crise social? Quem é que não beneficiaria com o atenuar da crise?
    A desgraça de uns sempre foi o proveito de outros.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  5. Hoje já não há ideologias, mas sim dinheiro, é desculpa para muitos. Vê-s eo exemplo do governo, Socialista???

    Tens andado desaparecido, espero que esteja tudo bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que partilhamos do mesmo posicionamento relativamente ao PCP. Apesar de discordâncias de fundo, o que seria deste país sem o PCP?
    Um abraço do lado mais atingido

    ResponderEliminar
  7. Ninguém, claro!

    Obrigada por me teres linkado.Tu estás nos meus Favoritos.
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  8. Sugiro-te uma visita ao meu blogue:
    http://porquemedizem.blogspot.com/

    um abraço,
    quink644

    ResponderEliminar
  9. a realidade é essa mesmo, mas concordo que forças políticas como o PCP fazem falta a este "sistema"...
    abç

    ResponderEliminar
  10. quink644 : ouve isto e se já alguémtiver ouvido algumacoisa parecida diz... (atenção deve ser ouvido alto, de preferência com auscultadores...)
    http://porquemedizem.blogspot.com/2008/04/indialucia.html#links

    ResponderEliminar
  11. Tocar tocar só nos pequenos salários dos trabalhados, o resto é paisagem
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  12. Depois de uma quinzena na minha aldeia no Alto Minho, sem Internet, a gozar as delícias do remanso, venho com grande prazer visitar este blogue pela sua qualidade e temática sempre atraente. Desejo uma boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Espero que te encontres bem, pois j+a cá vim várias vezes e ...
    Semana boa.

    ResponderEliminar