sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Um movimento de massas anarquista


Como anarquista convicto, tenho-me dedicado neste blogue à luta permanente contra o poder e o Estado, especialmente no que toca à realidade portuguesa. Contudo, o anarquismo pretende igualmente ser internacionalista e ignora os limites impostos artificialmente pelas fronteiras entre os Estados. Por esse motivo, venho agora dar destaque a um acontecimento internacional da maior importância para a luta anarquista. Num movimento único pela sua dimensão e significado, pelo sexto dia consecutivo, a Grécia foi ontem palco de novos confrontos, no rescaldo da morte de um adolescente de 15 anos pela polícia, no sábado passado. Em Atenas ocorreram confrontos entre jovens e agentes da autoridade, frente à Faculdade de Economia, ocupada pelos estudantes. Para além dos confrontos ocorridos frente à Faculdade, registaram-se igualmente alguns incidentes diante da prisão de Korydallos, em Atenas, a principal do país, e em outros dois bairros da capital grega. Para mais pormenores, sugiro que leiam esta notícia que publiquei no meu site Contracorrente, retirada do jornal Publico.pt.

Como se não bastasse, a agitação grega espalhou-se entretanto até Espanha – a Madrid e a Barcelona – e um um atacante lançou um engenho incendiário, na noite do dia anterior, contra o consulado grego em Moscovo. Em Bordéus, no sudoeste de França, dois carros foram incendiados diante do consulado da Grécia. De acordo com uma fonte policial, 15 estabelecimentos universitários e uma centena de liceus em Atenas e Salónica, a segunda maior cidade grega, estão ocupados desde o início da semana por estudantes e jovens, em sinal de protesto contra a morte do adolescente. A Grécia está, desta forma, mergulhada numa onda de violência urbana sem precedentes desde a restauração da democracia, em 1974.

Não há autoridade ou forma de poder que consiga travar uma onda tão violenta e vasta como esta, utilizando os seus meios tradicionais. Um movimento tão espontâneo como este mergulha definitivamente as suas raízes num descontentamento generalizado das massas populares face ao sistema estabelecido. O porquê e o quando este movimento teve o seu início não é tão importante quanto o seu significado perante a forma de funcionamento das democracias ocidentais. Encurralados em sistemas partidários rígidos, os regimes parlamentares encontram-se de costas voltadas às verdadeiras necessidades do povo que deveriam representar. Um movimento de massas anarquista e libertário de tal amplitude mina, em última análise, a forma como os actuais regimes democráticos neoliberais estão organizados. Elitistas e corruptos.

7 comentários:

  1. Amigo Jorge, parabens pelo teu blog, tuas escritas e ideias, tambem estou nessa, mas vc pode ver que na historia o homem sempre foi chefiado, como podemos ver o Anarquismo nesse sentido? Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. se uma revolta dessas se propaga pelo mundo, o medo é o da desordem...mas a desordem já se instaurou, e o anarquismo nada teve que ver com isso...um abraço!

    ResponderEliminar
  3. é o próprio sistema que está a alimentar a instabilidade e as revoltas,,,

    abraço

    ResponderEliminar
  4. "mas vc pode ver que na historia o homem sempre foi chefiado, como podemos ver o Anarquismo nesse sentido?"

    permitindo-me avançar uma resposta a "agencia humanidade" eu diria que há experiências anarquistas suficientes na história para mostrar que o ser humano se dá bem numa relação de horizontalidade, ou seja, sem ser chefiado. as mais conhecidas serão o período da revolução espanhola e o levantamento dos camponeses ucranianos durante a revolução russa.

    mas podemos ir muito mais longe e lembrar os trabalhos de muitos antropólogos modernos que reconstruiram a vivência do homem primitivo como avesso à chefia. povos que ainda hoje subsistem nas suas sociedades de abundância mostram na prática o que pode ser essa vivência. pierre clastres foi um desses antropólogos, além de um estudioso de campo respeitado e reconhecido. na sua obra "a sociedade contra o estado", que aconselho vivamente, faz a explanação dessa ideia de rejeição das chefias como garante da liberdade e autonomia

    o pdf pode ser encontrado neste endereço
    http://fiumeebooks.blogspot.com/

    cumps

    ResponderEliminar
  5. A revolução já começou. Líderes precisam-se. Os anarcas precisam dos anarquistas, caso contrário, daqui uma semana haverá apenas o cheiro da cinza. Não é para isso que se acendem as fogueiras!
    Não haverá partidos com substracto ideológico para responder a este descontentamento, que existam Homens com legitimidade suficiente para enquadrarem os humilhados e ofendidos!
    Um abraço anarquista

    ResponderEliminar
  6. Um espaço aberto para o diálogo e a comunicação, para romper com o
    silêncio, para recuperar nossas vidas.

    isso é o que se pretende após toda essa fumaça...

    ResponderEliminar
  7. Olá, administrador do blog, só quero deixar esta mensagem aqui no seu blog para que todos saibam sobre um apoio financeiro que o sr. pedro me oferece durante a época de covid-19, porque aquela época foi realmente ruim e difícil para mim após o bloqueio do país i quase perdi meu negócio antes de pedro jerome, um agente de crédito que me ajudou com um empréstimo à taxa de 2 em troca de financiar meu negócio. Estou muito grato e mostrando gratidão ao seu apoio vai testemunhar o quão grato sou ao seu serviço e Depois de visitar o escritório deles em meu local, eu sabia que ele era um bom homem com um coração duro. Gostaria que qualquer pessoa aqui com problemas financeiros entrasse em contato com o Sr. pedro jerome em seu e-mail pedroloanss@gmaill.com whatsapp text + 1-863-231-0632. e ele o ajudará com qualquer tipo de empréstimo, empréstimo residencial, empréstimo de carro, empréstimo para construção, empréstimo comercial, empréstimo pessoal, desde que você seja honesto o suficiente para ter um retorno.

    ResponderEliminar